Home Login Meus Pedidos Indique o Site Contato
 Busca Avançada
 




























 
http://www.natuvital.com.br/arquivos_loja/9082/arquivo/tratamentorulibra.jpg

Dúvidas, dicas e mitos sobre a calvície, explicações e como evitá-la.

DICAS DE COMO EVITAR A CALVÍCIE

1 - Lavar a cabeça todos os dias com produtos adequados para higienização do couro cabeludo.
2 - Não utilizar shampoos ou produtos que contenham corpos graxos, ou seja, lanolina (sebo da lã da ovelha), queratina (proteína animal), ceramidas, etc. Isto faz bem para o fio de cabelo, porem, obstrói o poro.
3 - Não utilizar produtos oleosos no couro cabeludo.
4 - Se utilizar gel, remove-lo completamente sempre que usar.
5 - Cuidado com produtos para hidratação e químicos em geral. Evitar que estes fiquem em contato com o couro cabeludo. Passe-os só nos fios.
6 - Se utilizar boné troque e higienize-o todos os dias.
7 - Se utilizar capacete coloque uma touca ou boné que possam ser higienizados.
8 - A produção de gordura no sexo masculino é praticamente o dobro do feminino. Por isso os homens devem prestar muita atenção na higienização.

DÚVIDAS FREQUENTES.

O que causa a queda de cabelo em excesso?
As causas da obstrução se fazem por alteração hormonal no ciclo menstrual, na gravidez, ou mesmo em casos de problemas emocionais, esgotamento físico ou mental. Esta última alternativa vale para ambos os sexos. Em todos os casos as glândulas sebáceas geralmente tendem a ter um aumento de secreção no couro cabeludo.
Mas a principal causa da queda de cabelo é o acúmulo de impurezas, devido uso de produtos para fixação, géis, mousses, cremes pós enxágue, produtos oleosos, gorduras orgânicas (em maior ocorrência para casos masculinos) e até mesmo shampoos que contém corpos graxos para proteção do fio que muitos fabricantes utilizam como diferencial como queratina (proteína animal) lanolina (sebo da lã da ovelha), seguindo ainda, muitas vezes, pelo uso de boné e/ou capacete e pela maneira de higienizar que deixa a desejar, isto é, higienização muito rápida com produtos que em vez de remover o teor gorduroso acrescentam mais.
O processo da calvície se expande devido bactérias e fungos que se focam no acúmulo de sebo produzido e não removido, a razão dela atingir a superfície plana é exatamente por causa do aquecimento e resfriamento do corpo, as impurezas, bactérias e fungos se deslocam cada vez mais nocivas da superfície para dentro do conduto de oxigenação e canal de passagem do fio do cabelo (folículo piloso).

Existe o fator hereditariedade para calvície?
Hereditário, é a textura do fio de cabelo, a cor de cabelo, da pele, dos olhos, a ondulação do cabelo, o tipo de pele, formato da boca, olhos.
O termo hereditário passou a ser usado por não se encontrar solução.
A maioria das vezes por não ser interessante.
A calvície é um processo de origem bacteriana de proliferação em áreas externas, por isso não é detectado em exame algum.

Por que a calvície se instala na área superior da cabeça?
A calvície na maioria dos casos, principalmente masculino, toma a região plana da cabeça. As explicações que se ouve é que a irrigação sanguínea é maior na área lateral e menor na área superior, que são os hormônios os causadores do bloqueio.
Se verificarmos como um homem pré-disposto a calvície lava a cabeça, entenderemos que ele fica calvo primeiro onde ele evita mais a região.
A transpiração elimina do poro, as impurezas que consegue expelir, nas laterais estas impurezas escorrem com a transpiração para o corpo, mas isso não acontece com a parte plana da cabeça, a transpiração entra em resfriamento e seca, as impurezas não tem para onde ir, vai se acumulando e penetra no poro, a pessoa como já foi explanado, evita cada vez mais a região da perda do fio, lavando mais a região lateral e menos a plana, passando o shampoo sem esfregar, pois acredita que se o fizer agredirá o couro cabeludo e os fios que ainda resta caíra mais depressa.
Quando os cabelos começam a cair à tendência é ficar mais oleoso, primeiro pelo receio de lavar e pelo fato da queratina (proteína) não ser mais aproveitada da forma devida.

O que é proteína queratina?
A queratina é resultado de um processo metabólico de síntese contínua, desde a célula basal até a célula córnea. Na camada basal germinativa, há a formação de uma proteína fibrosa: a "queratina mole" que se polimeriza no decorrer da maturação celular para tornar-se uma queratina dura. A queratina é uma proteína fibrosa formada por numerosos aminoácidos, onde toda a formação do cabelo depende dela, por sua produção ser contínua, quando o poro começa a ser obstruído, a raiz deixa de aproveitar esta proteína, após a obstrução total do poro o fio não é mais constituído, a queratina mole é expelida para o couro cabeludo onde seu acumulo transforma-se numa película brilhante onde se dá a impressão que o poro nunca existiu, a tão chamada "calvície".

O fator stress, esgotamento físico, nervoso, disfunção hormonal, reação pós-parto etc. causam a queda dos cabelos?
Sim, tais disfunções fazem os cabelos caírem, porém se a área folicular não estiver obstruída, a pessoa não se apavorar e ficar passando tudo o que ver pela frente e deixar a raiz produzir novamente o fio, ela terá o cabelo forte sem problema algum. Geralmente estes tipos de problemas só desencadeiam em áreas que já estejam comprometidas, ou seja, a pessoa que tem processos infecciosos instalados causados por acúmulo de impurezas se tiver um problema de stress certamente perderá o fio com muito mais facilidade e rapidez.

Por que o uso do boné e capacete pode acarretar em queda dos cabelos?
Na verdade o que causa a queda dos cabelos é a falta de higienização adequada do boné e capacete e o uso contínuo, que abafa o couro cabeludo e compromete com o processo natural da transpiração.
O uso de boné e capacete faz com que a região fique abafada e as glândulas sudoríparas trabalhem muito mais, estas glândulas produzem a transpiração, o processo das glândulas sebáceas também é acelerado, a região fica úmida o tempo todo e quando se dá o resfriamento, ou seja, quando deixa secar a região e não é higienizada de forma adequada, o poro capilar recebe no seu interior tudo aquilo que ele expeliu e não deveria mais penetrar ali.
A falta de higienização do boné e capacete promove a proliferação acentuada de impurezas e processos bacterianos.
Se usar boné e capacete, faça a higienização regular de ambos.
Quando usar capacete coloque um boné ou touca por baixo, pois ambos são mais fáceis de higienizar.

MITOS E CRENDICES.

Algumas crendices estão tão enraizadas na nossa cultura, que somos capazes de jurar que são verdades incontestáveis. É assim no comportamento, na religião e, claro, com a beleza. Os cabelos são as principais vítimas da boataria, mas é hora de acabar com essas meias verdades ou bobagens completas.

1- Mito: A calvície é um problema só dos homens?
Resposta: Não, a calvície é um problema que atinge homens, mulheres adolescentes e até crianças.
Explicação: O processo de obstrução que se instala na área folicular alimenta processos bacterianos, onde se prolifera se tornando um processo infeccioso, em maior proporção nos homens, devido o fato do mesmo ter a carga do DHT, o tratamento errado provoca o afinamento e a perda dos fios com maior rapidez.

2 – Mito: A calvície provém de distúrbio hormonal?
Resposta: Não é um exatamente um distúrbio.
Explicação: O processo da transformação do hormônio testosterona em DHT (Diidrotestosterona) que é expelida pela área folicular promove a miniaturização da região e faz com que os fios afinem até o seu desaparecimento. Mas essa não é a única razão da perda dos fios, o processo bacteriano que é alimentado por acúmulo de substâncias expelidas pelo organismo além da DHT, produtos e higienização inadequada também são grandes responsáveis.

3 – Mito: Existe ligação entre a testosterona, a DHT e a calvície?
Reposta: Sim, existe ligação. Porém, a explicação da medicina Botânica difere muito de informações conhecidas pela medicina Alopata.
Explicação da medicina Alopata:
A testosterona se transforma em DHT (Dihidrotestosterona) com ajuda da enzima 5-alfa-redutase Tipo II, que é retida nas glândulas sebáceas de um folículo capilar.
Cientistas acreditam que não é a quantidade de testosterona em circulação, mas o nível de DHT aderida a receptores em folículos capilares que determina a perda capilar. A circulação da DHT diminui o tamanho dos folículos capilares fazendo com que a sobrevivência dos cabelos saudáveis seja impossível.
Diz-se, que é nos folículos capilares que a testosterona se transforma no tipo mais poderoso de DHT, que se comporta de forma diferente dependendo de onde estão localizados os folículos. As áreas da cabeça onde se dá a calvície - área frontal, têmporas e coroa – são mais rapidamente transformadas em DHT. Enquanto a DHT reduz o tamanho do folículo capilar, minorando o ciclo de crescimento de um cabelo, o diâmetro de um cabelo diminui ao longo do tempo até que o fio fique curto e fino. Finalmente, nenhum cabelo pode crescer quando o folículo morre.
Em outras partes do corpo, a DHT se comporta de forma diferente. Ela de fato estimula o crescimento do cabelo em folículos localizados no peito, nas coxas, nos ombros, nas sobrancelhas e ouvidos, muito embora ela mate folículos capilares no couro cabeludo.
Explicação da medicina Botânica:
A circulação da DHT (Dihidrotestosterona) adere na área folicular se tornando obstrução (SEBO), o afinamento dos fios é ocasionado devido a área folicular estar sendo obstruída, quanto mais obstrução ou circulação, menor o espaço para o fio, e o comprometimento dos novos fios é devido a proteína queratina ser expelida e acumulada na área plana, já que não é maturada como deveria pela raiz que já não encontra a passagem nem oxigenação suficiente para tal feito.
Partindo deste princípio, não há necessidade de inibir a ação natural do hormônio DHT (Dihidrotestosterona), basta não permitir o acúmulo derivado da própria circulação (Sebo).
Porém, pelo fato do organismo produzir a proteína queratina em grande quantidade, e apesar de haver um enorme desperdício da mesma, o organismo quando possível transfere quantidade desta substância para outras regiões, a fim da mesma ser utilizada, assim ocorre o fato de pessoas calvas com quantidades gigantescas de pelos no corpo, nariz, ouvidos, etc.
Entende-se que não é a DHT que efetua o estimulo para que haja mais pelos no corpo ou regiões como ouvido, coxas, etc. Mas sim o fato do organismo efetuar a transferência da proteína queratina que esta sendo desperdiçada para o seu melhor aproveitamento.

4 – Mito: Um homem com a cabeça cabeluda indica virilidade, ao passo que a falta de cabelos sugere ao contrário?
Resposta: Não, porém é certo que quanto maior a produção de testosterona produzida e não utilizada por vias naturais o organismo se utilizará das vias foliculares para expeli-la, sendo assim é necessário maior atenção na higienização.
Explicação: O processo de expelir a DHT, ou seja, o hormônio masculino, a testosterona que não é expelida pelas vias naturais, o organismo encarrega-se de expelí-la pela área folicular, a região principal para expelir tal substância é a do couro cabeludo.

5 – Mito: A calvície é hereditária?
Resposta: Não, a calvície não é hereditária.
Explicação: Na medicina alopata o termo hereditário é muito usado, pois todos os problemas que não conseguem esclarecer, na sua visão, se tornam hereditários.

6 – Mito: Existe o Gene da Calvície?
Resposta: Não. Não existe O gene da calvície.
Explicação: Princípios básicos. Um caráter biológico é todo aspecto qualitativo (como cor dos olhos, forma da boca, etc.) ou quantitativo (comprimento de uma pata, envergadura das asas) que faz parte da forma ou estrutura dos seres vivos, que são transmitidos de geração a geração.
Um corpúsculo arredondado denominado núcleo, em cujo interior se encontra o material genético (ADN) quando se divide, essa substância se individualiza numa série de estruturas microscópicas em forma de bastonete que recebem o nome de cromossomos.
Cada unidade de informação hereditária presente no cromossomo denomina-se gene.
O ser humano tem 23 pares de cromossomos, onde não há nenhuma referência nestes, sobre algum conter, o gene da calvície.

7 – Mito: O cabelo transplantado fica na cabeça para sempre? Como é feito o transplante capilar?
Resposta: Não, passado um mês, o cabelo implantado cai e um novo nasce no lugar em até três meses. Nesse intervalo, o paciente fica careca.
Esta cirurgia pode ser feita por pessoas acima de 25 anos em consultório, exigindo-se uma anestesia local. Uma equipe médica que abrange de 5 a 12 profissionais passa entre 5 e 10 horas focada no procedimento, que envolve fazer "furos" de até 0,8 mm no couro cabeludo e, neles, implantar os fios sadios.
Primeiramente, recolhe-se uma tira de couro cabeludo que pode ser lateral ou posterior, o que for mais esteticamente conveniente, este será o tecido doador. A cicatriz criada será fechada com pontos removíveis ou solúveis e que ficará camuflada por fios de cabelo.
Este tecido doador é cautelosamente tratado, dissecado em partes (o restante aguarda num refrigerador sob 15ºC) ao microscópio para a retirada de folículos capilares. Após uma fenda minúscula ser criada com um bisturi especial, a área receptora começa a receber os enxertos capilares das unidades foliculares, já implantados na direção do crescimento dos fios naturais.
Explicação: Como é sabido que a raiz não morre porem fica interrompida por falta de oxigenação, e como o transplante realiza "furos" de 0,8mm a 1,2mm (espessura muito maior que a do fio) a oxigenação da raiz será certa e a maturação do fio ocorrerá e caso seja implantando em bulbos múltiplos, nascerão diversos fios em um único folículo, dando a aparência de cabelos de boneca.

8 – Mito: Lavar a cabeça todos os dias, estraga, apodrece a raiz e faz cair os fios.
Resposta: Não, não estraga, nem apodrece e muito menos faz cair, desde que seja lavado com produtos adequados para isso.
Explicação: Antigamente os produtos de lavar a cabeça eram muito agressivos para os fios e quanto mais lavava a cabeça mais se danificava, por isso deduzia-se que lavar a cabeça todos os dias estragava os fios e apodrecia a raiz fazendo-os cair, na verdade os fios se quebravam.
Hoje, em contra partida, os xampus com excesso de agentes graxos promovem a verdadeira queda, assim como produtos de hidratação capilar acumulado no couro cabeludo.
O importante é não manter os cabelos molhados e abafados, pois pode se tornar focos de fungos e bactérias.

9 – Mito: Quando o fio cai com a raiz, ele não nasce mais?
Resposta: O fio não cai com a raiz, o pontinho branco que às vezes sai com o fio não é a raiz.
Explicação: Isso demonstra que existe um processo de obstrução, onde a raiz esta com problemas em promover sua função que é a maturação da proteína queratina, ou seja, produção do fio, onde esta proteína, lentamente passa a ser desperdiçada, pois ela é expelida em estado mole. Se não for tratada de forma adequada torna-se uma película na área plana auxiliando o estágio da calvície.

10 – Mito: Sempre que se perdem os fios de cabelos, a pessoa cria mais pelos?
Resposta: Geralmente isso ocorre, salvo quando o processo bacteriano que esteja na região do couro cabeludo se prolifere na área corpórea.
Explicação: O organismo tenta aproveitar o máximo o que o organismo produz antes de eliminá-lo, devido isso, a proteína queratina destinada a produção do fio de cabelo que não é utilizada para esta função pode vir a se tornar pelos.

VERDADEIRO OU FALSO.

1- Cabelo cresce um centímetro por mês.
Verdadeiro
. "Durante a fase de crescimento, o fio cresce, em média, de 0,8 cm a 1,2 cm por mês. Mesmo com tratamento, é quase impossível conseguir que o cabelo cresça muito mais que 1,2 cm.

2- Perdemos 100 fios por dia.
Verdadeiro
. São de 100 a 150 fios de cabelo por dia. O problema surge quando o número de fios que caem é superior ao número de novos fios. Aí, diminui o volume do cabelo.

3- Má circulação atrapalha.
Verdadeiro.
A circulação do couro cabeludo garante que o fio receba os nutrientes necessários ao crescimento. Daí ser bom massagear a cabeça com os dedos durante o banho por alguns minutos.

4- Boa alimentação conta no desenvolvimento do fio.
Verdadeiro.
Ingerir vegetais, frutas e carnes é fundamental. Todo dia consuma de uma a duas claras de ovos e uma taça de gelatina para auxiliar na beleza dos fios.

5- Dieta severa prejudica.
Verdadeiro.
Regimes muito restritivos não fornecem os nutrientes necessários para o corpo, que, para garantir o funcionamento dos órgãos vitais, interrompe o crescimento dos cabelos.

6- Alguns remédios reduzem o crescimento.
Verdadeiro
. Algumas drogas para a pressão arterial, antibióticos e antidepressivos podem interferir no crescimento e ainda causar queda capilar.

7- Shampoos convencionais não higienizam adequadamente o couro cabeludo.
Verdadeiro.
Hoje em dia os Shampoos convencionais dão mais ênfase aos cabelos, sendo diversas vezes negligentes aos cuidados com o couro cabeludo, auxiliando no acúmulo de agentes graxos destinados aos cabelos. "Prefira produtos específicos para o couro cabeludo como shampoos, loções e tônicos indicados por um profissional de confiança"

8- Há tratamentos para acelerar o crescimento.
Verdadeiro.
Se os fios não crescem por motivo de processo bacteriano, ou excesso de químicas, é indicado o uso de produtos específicos para desobstrução da região folicular por meio da transpiração.

9- O ritmo do crescimento é variável.
Verdadeiro.
Além da programação genética, a raça também influi. Os fios dos orientais por exemplo, têm período de crescimento mais longo que o das negras.

10- Fugir da tesoura é bom.
Falso.
"Apesar de não influenciar no crescimento do cabelo, o corte elimina as pontas duplas e danificadas, diminuindo a chance de o fio se quebrar".

11- Cortar as pontas deixa o cabelo forte.
Falso.
Tirar dois dedos a cada três meses retira pontas danificadas, mas não influencia na espessura do fio. De qualquer forma, o hábito compensa.

12- Cabelo cresce menos no inverno.
Falso.
Não há relação do crescimento com as estações do ano. Mas atenção: no inverno aumenta o sebo no couro cabeludo (geralmente devido a higienização inadequada), o que agrava a queda capilar. Isso pode dar uma falsa impressão de que os fios crescem menos durante os dias mais frios.

13- O sol acelera o crescimento do fio.
Falso.
O sol faz o fio sair do período de crescimento mais rápido. Então, antes de pegar aquele bronze, aplique um protetor solar próprio para cabelos em todo o fio e no couro cabeludo.

14- Acrescentar vitamina no shampoo.
Falso.
Muito cuidado com as ampolas de vitamina A. Em excesso, pode até provocar quedas capilares.

15- Colocar anticoncepcional no xampu e passar produtos gordurosos no couro cabeludo faz com que os cabelos se tornem mais saudáveis.
Falso.
Anticoncepcional não faz absolutamente nada, pois os hormônios que nela se encontram de nada altera a estrutura capilar, já produtos gordurosos ou mesmos hidratantes acumulados no couro cabeludo pode se tornar nocivo, por se tornarem alimento para processos bacterianos que venha a proliferar na região.

DERRUBE OS MITOS E CUIDE DOS CABELOS COM SABEDORIA!

O cabelo envelhece?
Assim como a pele e todo o corpo, o cabelo também envelhece porque a queratina começa a perder suas qualidades com a ação do tempo, do sol e as agressões dos produtos químicos.

A quantidade de fios também diminui ao longo da vida?
Infelizmente o tempo também reduz a quantidade de fios. Nascemos com aproximadamente 600 fios por cm2 e, se chegarmos aos 80 anos, teremos aproximadamente 300 fios apenas nesta mesma área.

Lavar a cabeça diariamente estraga a raiz? É verdade que ela não tem tempo para secar?
O couro cabeludo acumula resíduos e oleosidade natural. Então, lavar o cabelo diariamente é questão de higiene. Quanto ao bulbo capilar, ele seca rapidamente, assim como o comprimento, evite dormir com os cabelos molhados.

Deixar o cabelo molhado faz com que os fios caiam?
Esse mito da raiz apodrecida tem diferentes versões, mas nenhuma delas é real.

Os cabelos caem mais quando lavados com água quente?
A água quente realmente é prejudicial, mas não por fazer o cabelo cair, mas sim porque aumenta a oleosidade do couro cabeludo.

Lavar os cabelos menstruada faz mal?
Não há problema algum em lavar os fios "naqueles dias".
O ideal é não abusar menstruada da friagem nos dias frios.

Usar boné faz cair os cabelos?
O boné protege a pele do sol e é uma moda entre os jovens. O uso exagerado pode agravar a dermatite seborreica, o que pode aumentar a queda dos cabelos.

Tingir os fios pode danificá-los?
A tintura usada constantemente pode danificar a haste do fio, deixando-o sem brilho e resistência, além de prejudicar o couro cabeludo, pois resíduos da química podem se alojar na região.

O cabelo durante a gestação fica incrível, mas depois do parto cai bastante?
Durante a gestação a mulher tem a quantidade de hormônios alterada, o que realmente pode deixar os cabelos mais bonitos. Como esses hormônios estabilizam depois do parto, é normal alguns fios caírem.

Cortar a ponta do cabelo faz com que ele cresça mais rápido?
Tirar as pontas ressecadas deixa o cabelo com visual mais bonito, apenas isso. O cabelo não é uma plantinha, que deve ser podada pra crescer mais forte.

É verdade que arrancar um fio branco faz com que outros dois cresçam no mesmo lugar?
Isso não é verdade. Os fios brancos aparecem gradativamente e nada pode brecar ou acelerar seu crescimento. Se fosse verdade, ninguém seria "careca", já que todo mundo puxaria um fio para ter outros dois no lugar!

Escovar 100 vezes os cabelos faz os fios crescerem mais e com mais brilho?
Se os fios estiverem frágeis, escová-los tanto pode fazer com que quebrem. Escove apenas para que fiquem arrumados.

Pintar o cabelo faz com o que os fios fiquem brancos?
Os cabelos ficam brancos de acordo com a genética e quase nada pode interferir neste processo.

A lua interfere no crescimento dos fios?
Não há provas de que isso acontece e, portanto, a ciência diz que é mais um mito. Corte sempre o cabelo quando preciso.

Não há comprovação científica, mas os astrólogos e alguns cabeleireiros garantem que a Lua pode influenciar no crescimento dos fios. Márcia Mattos, astróloga carioca, indica quais as fases ideais para recorrer à tesoura.

LUA MINGUANTE
Como o crescimento é menor, ideal para quem deseja conservar o corte.

LUA CRESCENTE
Acelera o crescimento das madeixas. Em compensação, os fios nascem mais finos.

LUA CHEIA
Perfeito para quem quer aumentar o volume e tornar os fios mais fortes.

LUA NOVA
Ótimo período para quem quer deixar os cabelos crescerem.

 

Kit 6 Condicionador Revigorante - 200ml -

Kit 6 Condicionador Revigorante - 200ml -
R$ 120,00
R$ 100,00

 
 

Cola de silicone Preta - Henkel - Bastão - Quilo

Cola de silicone Preta - Henkel - Bastão - Quilo
R$ 30,00
 
Imagens de solução

`Pague com PagSeguro


http://www.natuvital.com.br/arquivos_loja/9082/arquivo/avaliacaaa.jpg
Home  | CALVÍCIE - Entenda melhor  | Causas da queda dos cabelos  | Infecções e Processos Bacterianos  | Hábitos Inadequados  | Tipos de Tratamento Rulibra - Passo a passo  | Resultados Tratamento intensivo Rulibra  | Acompanhamento - Tratamento Intensivo  | Dúvidas, dicas e mitos sobre a calvície  | Ervas em seu cotidiano  | Plantas e Ervas de A a H  | Plantas e Ervas de I a Z  | Chás e compostos de Ervas  | Dicas para uma vida mais saudável  | Como comprar - Fale conosco  | Tabela de Preços |
NatuVital



`Pague com Mercado Pago
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR